HISTÓRIA DA ARTE e do DESIGN – Analise

A Liberdade Guiando o Povo -Ano: 1830 - Técnica: Óleo sobre tela - Dimensões: 325 × 260 cm (128.0 × 102.4 in) - Localizada: Museu de Louvre Paris, France - Tamanho desta previsão: 755 × 600 pixel - (1 687 × 1 340 pixel, tamanho do ficheiro: 2,78 MB, tipo MIME: image/jpeg)

A Liberdade Guiando o Povo (em francês: La Liberté guidant le peuple) é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra. Uma tela que em seguida o estado adquiriu e por poucas vezes foi visto pelo publico por ser uma obra extremamente política.

ANÁLISE:

Em primeiro lugar não posso deixar de dizer que esta é uma grande obra da pintura moderna, feita por um mestre do romantismo Eugene Delacroix, que passou a se interessar pelos políticos da época. E sentido culpado com a sua pouca contribuição com os acontecimentos do país, resolve pintar A liberdade guiando o povo.

Observando cuidadosamente esta obra podemos ver que a figura feminina e que esta com bandeira tremulando nas mãos representando uma liberdade simbólica e destemida, parecendo que vai soltar da tela, esta localizada na parte superior, sendo a protagonista principal. Descendo o olhar bem ao centro veremos três personagens, um jovem e dois adultos, todos de armas a mão com vestias típicas do povo daquela época. No caso do jovem esta com o olhar firme e aguerrido, já no caso do adulto ambos estão olhando o horizonte parecendo que estão pressentindo algo que esta por vir à frente. E por fim no terceiro plano abaixo, veremos entre as ruínas os soldados mortos e fragilizados e um aos pés de nossa protagonista com um olhar de clemência.

Em todo ambiente ao fundo esfumaçado, supostamente de poeira ou de pólvora fruto da batalha que ali foi travada é possível ver uma multidão, aguerrida e destemida simbolizando que estão prontos para outros conflitos que forem vir adiante. E se observarmos bem veremos, que esta tela tem dois focos de composição triangular também, um em primeiro plano onde se encontram a personagem feminina, o jovem de posse com armas na mão e entre as ruínas os soldados mortos e fragilizados. E num outro plano logo a frente temos dois adultos que estão a frente de uma multidão de populares, todos de armas na mão e muito destemidos a qualquer batalha.

Há relatos que esta obra naquela época causou profunda indignação na critica por ter personagens pessoas do povo e a caracterização da liberdade com uma figura feminina. E por isto também, foi vista poucas vezes pelo publico da época, devido ao seu apelo político.

Em 2009, uma versão dessa pintura, na qual a bandeira Brasileira substitui a bandeira da Francesa, foi publicada para anunciar extra-oficialmente o ano do Brasil na França.


Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Liberdade_Guiando_o_Povo e http://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Delacroix

Comentários

Postagens mais visitadas