1ª Intervenção Feminina de Graffiti:

Evento de Graffiti destaca a arte das mulheres mineiras
Em Belo Horizonte/ Minas Gerais, nos dias 15 e 16 de dezembro conheceu a 1ª Intervenção Feminina de Graffiti com a cara e a arte das meninas do grafitti mineiro. Este evento foi uma realização do Grupo Cultural NUC e da Crew de Graffiti CTOR-9, ambos os grupos que têm como proposta promover o desenvolvimento cultural e artístico das periferias da cidade. O evento aconteceu no bairro Alto Vera Cruz regioão leste da capital mineira.
A 1ª Intervenção Feminina de Graffiti consistiu em uma ação artística e em atividades de formação, que teve como foco as relações de gênero e empoderamento feminino com relação às práticas artísticas. Direcionado a jovens artistas e simpatizantes do movimento Hip Hop do estado, o evento teve o desenvolvimento de um trabalho de construção artística coletiva, fundamentado no intercâmbio de conhecimento.
Vivendo e escrevendo no seu dia-a-dia, de forma autônoma e independente, diversas jovens graffiteiras, minoria entre os integrantes do movimento Hip Hop, desenvolvem sua cultura, seus traços e sua personalidade artística. A 1ª Intervenção Feminina de Graffiti foi criada com o objetivo de promover um espaço de formação e visibilidade às meninas grafiteiras, cujo potencial ainda não é muito reconhecido, mas cujo trabalho é crescente e visível nos muros, cada vez mais forte e contundente. A idéia foi de aprofundar as reflexões e motivar novas ações comunitárias focadas nas relações gênero e na participação feminina em outras temáticas correlatas, incentivando o questionamento do censo comum e dos estereótipos.
No dia 15 de dezembro, Sábado de 9 às 18 horas rolou o momento de formação que foi realizado pelo Coletivo Hip Hop Chama com o tema: mulher brasileira, mulher guerreira. Nesta oficina foi exclusivamente com as graffiteiras e artistas ministrado por facilitadores na temática de gênero. O local foi o Grupo Cultural NUC – Rua Desembargador Bráulio, 938 - Alto Vera Cruz. BH.
Seguindo as atividades no dia 16 de dezembro, Domingo das 10 às 17 horas a Graffitagem e show aconteceram na Escola Municipal Israel Pinheiro localizada na Rua Desembargador Bráulio, 1147 - Alto Vera Cruz a principal rua do bairro. A partir das 10 horas, iniciou-se a graffitagem com a participação das artistas: D. Menor (Juiz de Fora), Viber, Angel, Nica, Liliam, PRR, Fabi Tattoo, Tina, Neca, Musa, Luz, Dailia, Larissa, Elisa e outras artistas da região metropolitana de BH.
E durante a programação como já estava previsto, aconteceu a participação dos grupos: Ideologia Feminina, Negras Ativas, Juventude Hip Hop, Locomotion e Dj Gabee finalizando assim com chave de ouro o evento.
Veja o vídeo em: http://br.youtube.com/watch?v=0NNWcUHEKtE
Este projeto teve o apoio de:
Escola Municipal Israel Pinheiro, Painel Tintas, Red Bull, AIC – Associação Imagem Comunitária, Coletivo Hip Hop Chama, Gab. Dep. Federal Jô Moraes, Lei Municipal de Incentivo a Cultura.
E o patrocínio do:
Banco BDMG, Fundo Estadual de Cultura, Governo de Minas
Veja as fotos e vídeo:
Mais informações:
Grupo Cultural NUC:
A/C Negro F.
(31) 3468-2245/ 9806-7399
negrofnuc@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas