Projeto Muros - 2008 - Arvore da Vida/ FIAT

Intercâmbio Coletivo


A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em contar um pouco da nossa experiência com os jovens do projeto Muros do Jardim Teresópolis, é a palavra "troca". Primeiramente, porque a aceitamos e recebemos bem a proposta para colaborar com a formação de jovens artistas da região metropolitana de BH. No projeto, contribuirmos na construção e composição dos painéis e realizamos as pinturas em espaços públicos da comunidade. São várias idéias que partiram dos alunos do projeto e ganharam vida nos "Muros do Jardim Teresópolis". Foi muito interessante esta oportunidade de participar deste projeto e viver um intercâmbio coletivo de idéias, ações e pinturas, situações raras entre os graffiteiros, que muitas vezes realizam produções individuais. Em vários momentos, tivemos reflexões e aprendizados.

Essa interação de idéias e técnicas é uma ferramenta fundamental para construção coletiva. Pois, o cotidiano nos deixa mais individualistas. Os grafiteiros e os alunos criaram intervenções artísticas e trabalhos inesquecíveis trabalhando coletivamente.

Outro aspecto positivo é a conscientização dos alunos e moradores do "Terê", que perceberam que grafite também é arte contemporânea. Depois de tantos trabalhos belíssimos com temas enriquecedores, que ampliaram o capital cultural da comunidade, aconteceram também mudanças, em relação às concepções estereotipadas sobre o grafite.

Graffiteros: Warley Bombi e Negro F.

Mais imagens: http://www.flickr.com/ngfgraffiti/

Comentários

Postagens mais visitadas