BH foi palco de muita arte, graffiti e stencil - A Bienal Internacional do Graffiti e o Kréu Kriô


Em primeiro lugar é bom frisar que Bienal Internacional de Graffiti - BIG-BH foi um evento idealizador por Rui Santana e inédito no mundo e que colocou nossa cidade de Belo Horizonte/MG no cenário internacional da artes contemporâneas e que nenhum evento antes que tem na sua linha de frente algum elemento da cultura hip hop, tinha realizado uma ação nesta proporção, ainda mais se tratando de uma realização de 02 semanas ocupando o espaço da Serraria Souza Pinto - Pça da Estação.

Blabláblá pelas ruas...
Vichi, ô evento que deu o que falar nesta cidade. Deste suas preliminares vários bochichos e diversas dúvidas sobre o modelo e como seria tudo. Lembro bem, as vezes que fui ao Duelo de mc’s e que encontrei com graffiteiros e amigos revoltados e outros ansiosos. Sem se esquecer dos vários momentos no projeto Arvore da Vida, aquela tropa de graffiteiros com o Idealizador Rui Santana e em vários momentos sempre surgia polemica, dúvidas e inquietações sobre o BIG-BH. Outro momento ímpar nestas preliminares para mim foi uma reuniãozinha informal no Maleta e desta vez o cristo foi a Sara Carvalho, Rsrsr e toma-te dúvidas, polemicas e inquietações. E eu sempre dizendo nestes momento a todos os inquietos de plantão "um evento deste independente do que venha será importante para a Cidade pela visibilidade de proporção, e temos que participar dele sim e por que não até propormos os nossos também e outra ações paralelas também."

O Grande BIG...

Passado os dias e até que enfim o site no ar, www.bigbh.com.br as dúvidas se esclareceram, começa então a correria das inscrições. E neste período nem se fala, quanta gente ansiosa com o processo, eu mesmo, lembro que fiquei com os meus parceiros BOMBI e LIN até umas 02 horas da manhã, organizando o material e formatando o nosso portfólio. E só um dia depois material foi entregue e carimbado. Agora é só esperar o resultado final, Ufa.

Na semana seguinte de posse do resultado, há háaaa. Big big felicidade total eu fiu aprovado, mas que triste, vixi mano, por outros amigos que infelizmente ficaram de fora dos selecionados que iram participariam da Grande Arte. E o tão esperado 25 de agosto, o dia preparação chegou, momento de retirada dos kits e credenciamento.

Chegando lá na Serraria vários graffiteiros e parceiros confirmando sua presença, muito bom. Cumprimentei os parceiros e logo conheci a LIA de Sampa que estava junto com os meus compadres da CTOR9-CREW e como infelizmente não iniciaríamos a produção das obras neste dia. Logo, logo animamos ir até avenida Amazonas renovar um graffiti nosso que tinha sofrido algumas intervenções, e saímos dali correndo e fomos buscar o nosso material, cada um na sua casa. Que loko eu e bombi como de praxe cheguei lá mais cedo e logo mandamos uns “Personas” numa casa vizinha do local, quando íamos esperando o Viber, Zack e Lia chegarem. Este graffitis pronto vocês poderão conferir em breve no meu fotolog ou flickr.


Nos dias seguintes cheguei umas 14horas na Serraria retirei o meu kit, e logo quando pisei no estacionamento eu senti que algo diferente acontecia ali, mais de uns 30 artistas produzindo suas obras naquele local, gente de várias partes do País e até do Mundo, coisa loka todo mundo junto e misturado, pintando naquele sol estalante, parecia 30 graus ou mais. Tudo lindo e no terceiro dia 70% de obras concluídas e eu que já estava na produção da segunda tela, um trampo inédito que jamais tinha feito nem na rua e em lugar algum, um poste. Finalizei os trabalhos no mesmo dia e fiquei por ali um tempo conversando com amigos e acompanhando alguns caras ainda terminarem suas produções, cada uma mais loka que a outra.

Sábado dia 31 de agosto, o dia da grande inauguração, abertura exclusiva para Patrocinadores, Apoiadores, Convidados e Artistas. É claro que eu tava lá e registrei tudo, feliz estava com minha filha Camila, minha Tia Sônia e alguns amigos importantes nesta caminhada, só minha namorada JuEstrela que não estava presente devido ao seu trabalho. Outra coisa que é muito bacana de observar nisto que centenas das obras foram expostas no BIG-BH foram construídas em 03 dias sendo 72horas de trabalho, por artistas plásticos e graffiteiros nacionais e internacionais.

Tudo muito lindo e maravilhoso abre-se os portões do BIG-BH para cidade, 08 dias de shows, debates, intervenções urbanas e outros a cidade. E a imprensa mineira foi "tomada de assalto" a Bienal roubou a cena em vários pontos e esteve na cidade recebendo muita gente e abrindo portas importantes para o graffiti, assim acredito.

E na quinta dia 04, eu levei os 10 jovens do BH Cidadania (curso de formação em cultura, juventude e cidadania) que estou trabalhando para visitarem a exposição e verem as obras. Eles se divertiram muito tirando fotos e interagindo com as exposição. Veja alguns deles nesta foto ao lado.








E paralelamente um grupo de um grupo de interventores urbanos Culandria Armada realizou um Mostra Contemporânea De Artes no mercado novo – centro de BH, muito bom por sinal veja algumas fotos e o processo no: http://kreukrio.blogspot.com/ e é claro que botei a carinha por lá, o melhor minhas cores. Valeu Culandria Armada, BH precisa de pessoas com iniciativas e coragem com vocêis. Tamo junto e misturado parceiro.

E voltando ao BIG e o seu últimos dias, depois de varias intervenções pela cidade e de um sexta tumultuada na portaria, pois lotou a casa. No sábadão, o gran finale o último encontro oficial horário marcado às 08:30h na porta da Serraria para irmos juntos ao Mutirão no muro da Fabrica de Tecidos no Bairro Cachoeirinha, uns 200 metros de muro e quem chegou chegou e manda seu trampo, ficou fino demais quem puder passe lá para ver.

Domingo ultimo dia do BIG-BH e o murão interno da Serarria foi liberado geral e vários graffitis foram feitos lá. Eu mesmo só cheguei às 20h, pois estava num dia com minha filhona e fomos em alguns compromissos. Mas cheguei lá e fiz questão de ir para parabenizar os realizadores Rui Santana e Sara Carvalho, ver o show inédito do meu parceiro Renegado e confraternizar com alguns amigos graffiteiros e minha namorada.


Salve salve a nossa Arte Graffiti e o seus guerreiros de boa vontade...

Comentários

Postagens mais visitadas