Surge a Nação Hip hop Brasil - 22 de janeiro de 2005

Estive presente no lançamento da Nação Hip-hop Brasil que aconteceu em São Paulo no ultimo dia 22 na FUPE Federação Universitária Paulista de Esportes.

Eu e Renegado desembarcamos em sampa mais ou menos as 8h da manhã no terminal rodoviario do Tietê, e chegamos à FUPE uns 30 minutos depois onde já tinha varias pessoas por lá desde os organizadores, convidados e participantes.

O inicio previsto para as 9h teve um pequeno atraso, com o aliado G. do grupo FDM (Face da Morte) saudando a todos os participantes e mediando as falas, da mesa de abertura.

A mesa foi composta por: Matilde Ribeiro da SEPPIR, Ângelo Perugini Prefeito De Hortolândia, Orlando Silva secretário do Ministerio de Esportes, Deputado Federal Jamil Murad autor da emenda parlamentar que possibilitou o encontro, Wadson Ribeiro Presidente da UJS, Julião representando a UNEGRO, o raper Rappin Hood, Zezé da Frente Nacional de Hip-hop, Lamartine representando o MOHHB, Adunias do Jornal Estação Hip-Hop, Alê Representando os Graffiteiros.

As falações foram iniciadas pela Ministra Matilde Ribeiro que me chamou muita atenção dizendo: “Tenho muito prazer de estar neste encontro,... Na minha qualidade de ministra não poderia faltar ao mesmo”, pontuou pontos positivos no Governo com relação a Secretaria de Igualdade Racial e atentou a todos sobre os projetos que tramitam pelo congresso nacional como a cotas para negros e indígenas e o estatuto da igualdade racial.

Lembrando que ela esteve em Minas Gerais no seminário da CONEM no dia anterior em Belo Horizonte. O Prefeito Ângelo Perugini também foi foda na sua fala colocando sobre a cidade de hortolandia e o preconceito que ela sofre por ter vários presídios, mais também falou da satisfação e da força que tem com o Hip-hop e por acolher grupos como F.D.M. e Realidade Cruel. Disse que uns dos seus maiores desejos é que Hortolândia se torne a cidade do Hip-hop, e que se todo prefeito tivesse em sua pauta um projeto como este em sua cidade, ela seria melhor”. E os outros participantes da mesa se mostraram parceiros da Nação Hip-hop Brasil e que a mesma demarca uma nova fase hoje no hip-hop Nacional. Outra coisa que me chamou muita atenção foi à fala das Personalidades do Hip-hop que parecia um combinado porque todos colocaram que já se inicia uma nova história no hip-hop no Brasil e que a Nação Hip-hop Brasil só será possível com a participação e colaboração de todos que neste projeto acreditam. Encerrou a abertura fomos para o almoço.

Almoçamos às 14 horas e logo em sequida iniciou as oficinas de MC com Renegado de BH, de DJ com Bola 8 do Código Fatal e Spaik Jay que toca com o Thayde, de Graffiti com Dingles, Bonga, Ale entre outros, de B.boy com o Teoria Break acontecendo simultaneamente com duração de uns 40min.

Logo depois seguindo a programação iniciou o debate com os temas: “Hip-Hop Independência ou Morte”; “Educação – Infomação é o Meu Canhão”; “4P- Políticas Publicas Para a Periferia”; “Hip-Hop Verde e Amarelo”; temas que sevirão para nortear algumas políticas da Nação Hip-Hop Brasil.

A distribuição dos grupos foi a partir de uma etiqueta anexada ao crachá de cada um dos participantes, eu fiquei no grupo da “Hip-hop Educação–Informaçaõ é o Meu Canhão” onde o discussão foi coordenada por Pandora do Grupo Saga Clã de Espírito Santo, Japão do Viela 17 e o Carlinhos da UBES - União Brasileira dos Estudantes. A discussão foi boa passou pelos vários assuntos como: As cotas para negros e indígenas nas universidades, educação escolar e os desafios que enfrentamos no dia-a-dia e Hip-hop e educação - parceira e referência. Discussão composta por pessoas de São Paulo capital e interior, Rio de Janeiro, Brasília - Distrito Federal, Norte e Nordeste do País e Minas Gerais. Nas falas os participantes do grupo abordaram e colocando suas opiniões, experiências e pontos de vista sobre o assunto e o quanto necessitamos discutir sobre Hip-hop e Educação. Uma pequena conclusão do grupo e que temos que cultivar mais esta semente, e que esta discussão sobre educação no país tem que fazer parte do nosso cotidiano. Uma frase dita por um participante complementando o tema diz tudo: “Educação - informação é o meu canhão, formação é minha transformação”. O grupo que eu participei encerrou as 17:30h enquanto tinha 02 grupos ainda discutindo.

Logo após ao termino dos grupos fomos lanchar e começou a Plenária Final com Beto MC do Grupo Teoria do ABC Paulista colocando que nesta plenária final definiriamos um calendário de ações e participações da Nação Hip-hop Brasil para o ano de 2005 e que também votariamos numa comissão nacional provisória que coordenaria todos os trabalhos da Nação Hip-hop Brasil a partir de então e que todas as discussões feitas anteriormente iriam para um relatório geral do encontro. E assim foram proposta as principais atividades anuais que a Nação se compromete: A Bienal da UNE em Fevereiro; A Marcha Zumbi + 10 em Novembro; Congresso Latino de Juventude na Venezuela; Lançamento de um livro, que será a compilação dos artigos do Hip-Hop a Lápis; Um CD coletânea priorizando novos grupos, a criação do site da entidade que já está no ar www.nacaohiphop.com.br; dentre outras atividades.

Em seguida Beto Chamou para subir ao palco as pessoas indicadas a compor a 1ª Coordenação Nacional e da Nação Hip-hop Brasil, composta por vários militantes dos estados de Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Santa Catarina, entre outros e como Coordenador Geral foi indicado o nome de Aliado G. do F.D.M., Beto pediu que todos presentes a favor a esta proposta erguessem o crachás. Aprovado por unanimidade a proposta de agenda e em seguida a nova Coordenação Nacional da Nação Hip-hop Brasil. Aliado G pegou a palavra e pediu a todos que juntos com ele rezassem O Pai Nosso pelo Preto Ghoéz, rapper, militante e integrante do Clã Nordestino, que faleceu em um acidente de automóvel e que para ele também era um sonho a construção da Nação Hip-hop Brasil.

Agradeceu a todos e saldando vida a Nação Hip-hop Brasil. Logo em seguida iniciou a programação artística com DJ Spaik nas quadradas com muito rap nacional e performaces, e os show’s de peso da noite foi com Viela 17, DBS e a Quadrilha Face Da Morte e Realidade Cruel, Oráculo de Rio Claro, Rimarx do RJ entre outros. Encerrando assim com grande estilo o lançamento da Nação Hip-hop Brasil.

Negro F. Ativista, MC do grupo mineiro NUC – Negros da Unidade Consciente

Fonte: http://www.vermelho.org.br/diario/2005/0325/especial_0325.asp?NOME=Especial&COD=4289

Comentários

Postagens mais visitadas