Frente Jovem de Cataguases, cada vez mais forte.

Fico cada vez mais vislumbrado, quando volto a Cataguases a convite de seus protagonistas locais e desta vez quem agitou a cidade foi o Movimento da Frente Jovem. Grupo este que vi nascer em março de 2008 na última 1ª. Conferência Livre de Juventude, onde eles formularam as primeiras propostas para ações e a organização da juventude local.

Naquela oportunidade pude muito contribuir compondo a mesa e participando dos grupos temáticos, e deste vez, eles estão super afinados partindo para sua 3ª. edição e neste em especial estão entregando aos representantes locais um documento de compromisso com a juventude que foi assinados pelos candidatos a prefeitura local.

Fui convidado para compor novamente a mesa e falar do tema e minha experiência junto ao conselho em BH, juntamente com o Cesar Piva gestor da Fabrica do Futuro, Leó da Aracati e Vereador Guillherme representando a Câmara Municipal.

A programação ocorreu tudo bem, teve exibição de vídeos do projeto Identificarte desenvolvido pela Fabrica do Futuro e Kaká representando a Frente Jovem compôs a mesa mediando as fala que abriu comigo contando a experiência junto ao NUC e trabalhos da Ong e minha paricipação política na cidade junto aos movimentos e do conselho de Juventude de BH. logo após minha fala, foi a vez do Léo que exibiu um vídeo do projeto Frutos do Brasil e que contou alguns detalhes desta experiência, posteriormente Cesar Piva mostrou alguns vídeos do Identificarte e contou a experiência junto as comunidades.

O bate papo foi ótimo e teve a participação de umas 50 pessoas, que num “sabadão” se disporão a sair de suas casas para discutirem este tema, ponto para Cataguases.

Ao terminar o a conversa, eu, kibe e Izaac Hendrix improvisamos um free style, quanto o Emerson e Fernanda (artistas locais) fizeram uma perfomace de malabares e fogo, muito bom.

No dia seguinte acordamos cedo e fizemos uma grande intervenção artística num casarão que esta abandonado e que já se tem varias manifestação informais por parte da Prefeitura local e de alguns agentes culturais em transformar o espaço em um grande espaço cultural de cataguases. Movimento este que teve uma grande adesão dos moradores locais que nos serviram refrigerantes e coisas para comer, além de que todos que passavam elogiam muito a ação, muitos até entravam na casa para ver o que estava acontecendo e o que estava sendo feito naquela casa. Movimento diferente do que muito já sabiam que estava acontecendo ali, lugar grande e maravilhoso que esta sendo degradado pelo tempo que já jogou varias paredes e piso no chão, alguns lugares desta casa estão até com um cheiro insuportável devido o local esta sendo sub-utilizado com “banheiro publico e outras coisitas mais”.

No mais passamos o dia todo pintando as paredes externa com uma frase bem provocativa dizendo espaço cultural de cataguases e outras como: dar vida... ao espaço, a história, ao futuro. E internamente fazendo apropriação de ambienta-los como a comunidade quer que seja usado, com espaço de literatura, tele centro, música, exposições, artes, fotografias, etc. toda esta intervenção foi supriendente como as pessoas que passavam pela rua entravam no local vire e meche um sempre dizia: - Que ótimo que esta acontecendo aqui, imagina se este espaço fosse desta maneira, seria maravilhoso para tod@s.

Este movimento foi agitado pela FRENTE JOVEM local que vai encaminhar a prefeitura as imagens desta atividade no local e junto com um documento propondo que a prefeitura faça apropriação do espaço e que ajude-os a agitar os atores locais para entrarem juntos nesta causa.

> Outras informações entre: http://www.fabricadofuturo.org.br/identificart/conferencia/#

Comentários

Postagens mais visitadas