A vingança do eleitor: depois do voto, os cavaletes contra-atacam

Até outro dia, santinho de candidato em Belo Horizonte era mato. O que não faltava era bandeira de partido, faixa pendurada, musiquinha de campanha. Até elefante em tamanho natural apareceu na Praça Sete. Na rua, na chuva, na hora da novela, todos os espaços - físicos, virtuais, sonoros – eram ocupados pela propaganda política. O cidadão comum virou um consumidor em potencial de slogans e promessas.

Esse ano, a sensação do verão eleitoral foi o cavalete: aquela placa de madeira com o rosto sorridente do candidato que povoava as esquinas. A própria cidade acabou se apropriando dessas figuras, com manifestações de todos os tipos (do chifrinho ao nariz de palhaço). Muita gente mostrou que não estava satisfeita com o cardápio e a apresentação dos pratos.

Agora as eleições passaram. Mas o que vem depois da sujeira na rua? É pensando em tudo isso e tentando digerir toda essa informação que a Associação Democracia Ativa propõe A vingança do eleitor: depois do voto, os cavaletes contra-atacam. E se fosse você o autor dos cavaletes? Como iria preencher aquele metro quadrado de madeira ou de lona? Que imagens escolheria? Que promessas faria? Como iria interagir com as pessoas que passam?

No sábado 23 de outubro, a faca e o queijo – ou a tinta, o spray e o microfone – vão te esperar na Praça da Assembleia, a partir das 11h. Junte-se aos que não vão se contentar em assistir sentados aos resultados da eleição. Votar foi só o começo: e depois?

O quê? A vingança do eleitor: depois do voto, os cavaletes contra-atacam.

Quando? Sábado, dia 23 de outubro, a partir das 11h

Onde? Na Praça Carlos Chagas (vulgo Praça da Assembleia)

Por quê? Porque não só os candidatos que podem se expressar no espaço público.


Este e-mail pode (e deve) ser repassado a todos os que, como você, não se contentam com o voto como forma de participação política.

*Essa ação faz parte da campanha de sensibilização Votar: e depois?, da Associação Democracia Ativa. Por meio de ações de mobilização e divulgação em diversas mídias, a Associação tem buscado chamar a atenção dos cidadãos para a importância da participação política para além do momento eleitoral.

Fonte: warleybombi@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas