Expo “TON” - Tonalidade do Olhar Negro em Ouro Preto/MG

Expo “TON” - Tonalidade do Olhar Negro de 06 a 31 de agosto de 2016.   

Negro F, Wanatta e Lelo Black, se unem para compor a 1˚ exposição intitulada “TON” - Tonalidade do Olhar Negro.  Esta mostra coletiva traz o perfil individual e coletivo, o olhar e o ton de 03 artistas da capital mineira, fazem do graffiti sua força de expressão e paixão. Apesar da particularidade dos traços, mas nas semelhanças nos TON’s são as mesmas, nesta mostra eles se permitem interagir e um mesmo espaço, e expor através de telas com técnicas mistas que vão deste pinceladas, spray, instalações e colagens, seus objetos e a força tinta vista nas ruas através desta tonalidade agressiva e leve do olhar individual e coletivo.
Participe: https://www.facebook.com/events/229365347464599/

Sobre cada artista:
Wanatta Elissiane Rodrigues Melo, é isso mesmo Wanatta Rodrigues! Estudante de artes visuais na Guignard, a jovem artista plastica, grafiteira, mulher, negra e militante. Começou sua formação artística em projetos culturais na sua comunidade do Alto Vera Cruz, estudou artes integradas no PLUGMINAS, Arena da Cultura, com uma brilhante passagem pela música e ritmo, mas foi nas artes plásticas que eles vem emergindo e explodindo suas expressões. Com um olhar desconfiado, mas muito atento realiza suas produções na comunidade onde mora. Foi educadora do projeto escola aberta e integrada por anos e atualmente é produtora cultural no Centro Cultural Alto Vera Cruz e vem produzindo no seu atelier por vários meses uma coleção de obras que vão compor a “Lá do Alto, guerreiras do morro” prometida para final de 2016 ou inicio de 2017. Para esta exposição “TON” - Tonalidade do Olhar Negro, ela apresenta 10 obras em tamanhos variados e técnicas mistas, cheia de cores e expressões marcantes.

Cássio Marcelo Gomes Vieira conhecido “LeloBlack” e interventor artístico e arte-educador, professor de capoeira e compositor/cantor. Iniciou sua caminhada bem cedo e desde novo buscou ser original nas suas produções, mantendo suas caracteristicas de autodidata sempre apostando em suas criações. Sua Assim fez trajetória com o grupo de rap Fator R - Lado Noroeste de 1998 até 2005, no mesmo ano iniciou as oficinas de introdução de cultura nas escolas e espaços culturais. Participou de dezenas de apresentações com Boombepcrew 2004 a 2007, e com o grupo Consubtercrew em 2006, ministrando oficinas e workshops de Hip Hop pela cidade. Este presente em 04 edições do festival “Meeting of Favela” Rio de JaneiroRJ e do IAU (Intervenção de Arte Urbana) de Uberaba/MG e da Bienal de Graffiti de Uberaba. No ano de 2014, se aliou ao coletivo “Deskareggae Sound System” de BH onde tem oportunidade de percorrer e participar de dezenas de apresentações e exposições pelo País.  Para esta exposição “TON” - Tonalidade do Olhar Negro, ele apresenta uma cenografia cultural regional  urbana contemporânea sobre 03 elementos trabalhados e explorados nas ilustrações e trabalhos de arte educação escolhidos, são eles: O macaco, o balão e a carranca. Sendo que as instalações e as pinturas s dialogam entre si na sintonia que o graffiti dialoga nas ruas.

Frederico Eustáquio Maciel, também conhecido com “Negro F.”, é empreendedor social, grafiteiro, arte-educador, graduado como tecnólogo em Design Gráfico pela UNA e com Especialização em “Negócios Sociais para Redução das Desigualdades” pela Fundação Dom Cabral.   Como arte-educador, e ministra diversos workshops e palestras em espaços públicos e privados, falando e ensinando técnicas de arte urbana, mobilização social e graffiti. Fruto de sua experiência com a arte-educação, Negro F. idealizou diversos projetos e, em todos, sempre teve como foco atuar com graffiti, arte e tecnologia para crianças e adolescentes. O ano de 2015,  circulou, uma mostra de seu trabalho solo na exposição “Amabilidade as Cores”, a mostra recebeu a visita de mais de 2 mil pessoas. No mesmo ano foi selecionado para o projeto Telas Urbanas e fez uma produção na região da Pampulha/BH e uma exposição no Museu de Arte da Pampulha. Iniciou o ano de 2016, participando da 4° Exposição de Graffiti do Programa FicaVivo!   Hoje, Negro F. continua sua trajetória atuando na cena cultural da cidade e do estado, protagonizando o empreendimento social "Graffiti BH", uma iniciativa que já recebeu o Prêmio UNA de Empreendedorismo em 2011 e Bolsa FUNARTE de Fomento aos Artistas e Produtores Negros de 2014 do MINC. Em breve iniciará outra ação, o Descentra Cultural para a Prefeitura de Belo Horizonte. Em todas essas esferas, e em sua história como empreendedor sóciocultural, o ideal é só um: Transformar a vida das pessoas através da arte.  Para esta exposição “TON” - Tonalidade do Olhar Negro, ele apresenta obras que compõe a exposição “Amabilidade as Cores” além de produzi durante a montagem uma obra nova que promete muito.

Comentários

Postagens mais visitadas