Uma rede aberta por ações coletivas

Na última quinta-feira dia 23 de maio, nós tivemos a honra de participar da primeira reunião aberta da L4 (Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja), região leste da capital. A composição L4 se estabelece conforme a proposição da gestão compartilhada do município de Belo Horizonte e engajamento comunitário local.
O encontro aconteceu no Centro Cultural Alto Vera Cruz; e teve como propósito unificação de todos os atores sociais em prol do território.
Participaram cerca de 40 pessoas e, dentre elas, estavam representadas as lideranças comunitárias, os agentes e coletivos culturais, do setor público coordenadores da assistência social, centros culturais, professores e direção da escola municipal e estadual e da segurança pública do estado.
Iniciamos o encontro com um breve relato da coordenação do Centro Cultural e do CRAS contando como foram as experiências anteriores e falando do atual desafio de gerar conexões permanente no território.
Passamos para apresentações individuais onde cada participante contou um pouco do seu trabalho para com a rede e abrimos para falas individuais.
E abriu para as falas os participantes, e ao longo os apontaram questões pertinentes como: (1) qual a necessidade de construção dessa Rede Aberta? (2) Quais as estratégias de intervenções conjuntas no território? (3) Quais os desafios reais desta rede? (4) Quais as informações que temos um do outro? (5) Seria possível fazer encontros itinerantes? (6) Seriam possíveis agendar visitas programadas aos integrantes da rede? Entre outras coisas!

RedeAberta_fotoMarcioSilva_maio2019
Um dos pontos que nos chamou muito atenção foi abordagem da professora e atual diretora da EM. Israel Pinheiro, Vânia Elizabeth: “Sem ações coletivas, não alcançaremos a comunidade.” E as outras abordagens também nos trouxeram reflexões sobre o cotidiano e como cada ator local poderia ser mais empático como o território.
Outro momento interessante foi a participação de 60 alunos da EJA da Escola Estadual Professora Alaíde Lisboa de Oliveira. Que fizeram uma intervenção apontando suas proposta de ações formativas como cursos na área de moda, beleza, música e rádio.
Como encaminhamento deliberamos: a realização de encontros mensais; realizar um mapeamento das instituições locais; levantar qual a disponibilidade dos equipamentos e infraestrutura para ações compartilhadas; disponibilização dos contatos e agendas coletivas.

RedeAberta_fotoMarcioSilva_maio2019
O próximo encontro será realizado na casa do Hip Hop Taquaril, no 27/06 às 19h. O propósito será a análise dos compartilhamentos e como idear uma grande ação coletiva desta rede.
Faça parte dessa rede colaborando e/ou apoiando, acesse: https://dtbrasil.typeform.com/to/eJkVnL

Comentários

Postagens mais visitadas